segunda-feira, 26 de julho de 2010

Luz no fim do túnel...

Na última sexta-feira, fui comemorar meus "acima de 50 kg"  e pela primeira vez doar sangue. No entanto, logo na entrevista, fui barrada pelos seguintes motivos: uso de corticóide, doença auto-imune, anemia e linfopenia. Isso me levou  a deduzir que o recebimento do meu sangue provavelmente traria consequências graves, quem sabe uma crise (?), considerando também que meu FAN (fator anti-núcleo) está bem alto. Este fator para entender melhor é típico de doenças auto-imunes que fazem com que as células do sistema imunológico contra-ataquem o próprio organismo.
Pois é, voltando à minhas divagações, imaginei se nesse caso, dar um "reset" na produção das minhas células não seria a saída para uma remissão completa.
Qual não foi minha alegria ao pesquisar no site científico Scielo um trabalho pioneiro no Brasil sobre transplante de medula óssea para doenças reumáticas. Neste trabalho, consta a citação de uma remissão completa  em um paciente com Behçet, e foi o resultado mais promissor até agora em comparação com outros países.
Ou seja, amigos, há esperança!
O único problema até agora, são protocolos médicos de segurança que impedem este tratamento em pacientes que não estejam em risco de vida, pois sabe-se que este tipo de  transplante ainda é muito invasivo e perigoso, pois demanda forte imunosupressão a fim de evitar a rejeição, expondo o paciente a infecções que podem ser mortais.
No entanto, estudos ainda estão a caminho.
Acredito que  devido ao empenho dos nossos pesquisadores, teremos motivos pra comemorar... que seja em breve!

Referência citada:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042005000500005&lng=pt&nrm=iso

Nenhum comentário:

Postar um comentário